quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Filme «O Lobisomem»

Estreou hoje e tive a oportunidade de assistir a este filme que estou certo irá satisfazer os apreciadores do género e que promete continuidade. Reuni neste registo um apontamento sobre o tema, assim como vídeos de amostra:
Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobisomem)

Título: «O Lobisomem»
Título original: «The Wolfman»
Realização: Joe JohnstonElenco: Anthony Hopkins, Benicio Del Toro, Emily Blunt e Hugo Weaving
Género: Terror
País: Reino UnidoAno: 2010

O Lobisomem (síntese do Filme):
Benicio Del Toro e Anthony Hopkins são os protagonistas deste filme de Joe Johnston que, remando totalmente contra a actual onda "vampiresca", decide dar vida e destaque a um lobisomem. O argumento conta-nos a história de Lawrence Talbot, cuja infância terminou na noite da morte da sua mãe, desgosto que o assombrou durante décadas e que piora com o regresso a casa, a pedido da noiva do seu irmão, entretanto desaparecido. Talbot descobre, então, que uma força bruta e sedenta de sangue tem vindo a matar os aldeãos. Nas ruas fala-se de uma maldição antiga, que transforma os desesperados em lobisomens aquando da Lua Cheia. Agora, de modo a parar a chacina e proteger a mulher que ele aprendeu a amar, Talbot terá de matar a maligna criatura. Para tal, poderá contar com a ajuda de Frances Aberlin, um inspector da Scotland Yard. E é neste cenário que Talbot irá descobrir, em si próprio, um lado primitivo. Saiba mais e veja o trailer de O Lobisomem.


http://www.youtube.com/watch?v=PVKyeMQcUNY

A acção decorre no ano 1891 em Talbot Hale, num castelo, algures na Inglaterra. Poderá ver ainda outras cenas deste filme no Link que se segue:
http://www.youtube.com/watch?v=VS02xaTIdRI

«Dizem que não é crime matar uma fera, mas sim um homem. Mas onde começa um e acaba o outro?»

Esta a interrogação final que este filme nos deixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário