sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010





Viaje e delicie-se em 3D por: Funchal, Ponta de São Lourenço, Câmara de Lobos, Grutas de S. Vicente, Janela da Ribeira, São Vicente, Ponta Delgada, Ponta de São Jorge, Porto da Cruz

Resumo do Benfica - Sporting?


Divinal...Onde está Deus?


Um casal tinha dois filhos, um de 8 e outro de 10 anos, que eram umas pestes. Os pais sabiam que se houvesse alguma travessura na zona ondemoravam, eles com certeza estariam metidos.
A mãe das crianças ficou sabendo que o novo padre da cidade tinha tido bastante sucesso em disciplinar crianças.
Então ela pediu ao padre que falasse com os meninos. O padre concordou, mas pediu para vê-los separadamente.
A mãe, então, mandou primeiro o filho mais novo.
O padre, um homem alto com uma voz de trovão, sentou o puto e perguntou-lhe austeramente:
- Onde está Deus ?
O puto abriu a boca, mas não conseguiu emitir nenhum som, ficou sentado, com a boca aberta e os olhos arregalados.
Então, o padre repetiu a pergunta num tom ainda mais severo:
- Onde está Deus ? Mais uma vez o puto permaneceu de boca aberta sem conseguir emitir nenhuma resposta.
Então, o padre levantou ainda mais a voz, e com o dedo no rosto do puto gritou:
- ONDE ESTÁ DEUS ? O puto saiu correndo da igreja directamente para casa e trancou-se noquarto.
Quando o irmão mais velho o encontrou, perguntou-lhe:
- O que é que aconteceu ?
O irmão mais novo, ainda tentando recuperar o fôlego, respondeu:
- Desta vez estamos mesmo lixados! Deus desapareceu e acham que fomos nós!!


Elvis Presley e Martina McBride (Blue Christmas)


É VERDADEIRAMENTE ESPANTOSO AQUILO QUE A TECNOLOGIA CONSEGUE FAZER!.
Sobretudo para nostalgicos.Vejam bem o que a tecnologia pode fazer...

Este vídeo foi feito em 2008.

Elvis morreu em 1977.

Martina McBride nasceu em 1966.

É quase impossível de acreditar, mas está muito bem feito.

Tattoo Militar Norueguês



http://www.youtube.com/watch?v=7gS7iq3S1ME

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Animar a malta...

O que faz falta é animar a malta...o que faz falta...


Controlo no Aeroporto


Olha passarinho...que bem que ele canta...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sombra...

Quando o ditado faz jus...«mais vale uma boa imagem (neste caso uma boa sombra), que mil palavras»...


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bocas...





































domingo, 21 de fevereiro de 2010

Máxima do Reformado...


A minha mulher perguntou-me com sarcasmo: - Que pensas fazer hoje?

- Nada.

Diz-me ela: - Isso foi o que fizeste ontem!

- Sim, mas ainda não acabei.

Verdadeiro Horário Flexível...


Celebridades em Destaque



http://www.amigo-play.com/Celebrities-Magic.php - escolha a sua celebridade preferida, siga as instruções e veja a surpresa que o aguarda


http://www.milki-fun.com/fingerman.htm - o «homem-dedos» ou onde o poder da imaginação nos pode levar

Ir às Compras no Futuro...que já é Presente...



http://www.youtube.com/watch?v=jDi0FNcaock

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lobisomem: Variantes Culturais e Lendas



Variantes culturais
O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf dos saxões, o Wahrwolf dos alemaes, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.
Lenda brasileira
No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem:"Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…" [1]
A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem.
Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem. Mudam de forma a hora que querem e sabem o que estão fazendo quando se transformam.
Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade. No interior do estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais, está localizada a cidade de Joanópolis, capital mundial do Lobisomem, com o maior número de avistamentos da fera registrados em uma só cidade até hoje.
Lenda portuguesa
Em Portugal, mais concretamente no interior Beirão, existe uma versão um pouco peculiar que se desvia da tradicional lenda do lobisomem. É referido que uma pessoa que padeça desse mal ou estado de espírito, sai pela noite fora, tendo de percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu ainda antes do amanhecer. Diz-se que se transforma nos rastos dos animais que apanhar no seu caminho, ou somente no primeiro rasto que encontrar.
Enquanto o lobisomem estava fora fazendo a sua jornada, a única maneira de o libertar desse mal era colocar a roupa da pessoa do avesso. Pensava-se que quando a pessoa a vestisse, o mal desapareceria, porque a sina era quebrada. Referia-se que existiam muitos lobisomens pela zona do Gavião, (Distrito de Portalegre), região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, e quando se questionava acerca da razão da existência de tal coisa, as respostas eram algo unânimes: "As palavras dos batizados eram outras.." e mencionava-se as razões já ditas na lenda brasileira. Por vezes, quando as pessoas vinham de uma festa ou convívio, ou simplesmente vinham da horta, a pé ou de carroça, e estamos a falar há 30 ou 40 anos atrás (ou mais), não raras vezes era ouvido um som repetitivo, como um trovão constantemente a tronar, de longe e associava-se isso aos lobisomens.
Desde há alguns anos para cá que não se ouve falar de um caso desses, mas ainda perduram na memória as histórias que nos contavam em pequenos, como a do homem que conversava com os seus amigos no café, e deixa escapar: "Como me custa subir a serra da Ladeira de noite, com pés de porco…".
Há referências muito antigas ao lobisomem em Portugal. Aparece no Rifão de Álvaro de Brito (Cancioneiro Geral):
Sois danado lobishomem,Primo d’Isac nafú;Sois por quem disse JesusPreza-me ter feito homem.
(Garcia de Resende, Excertos, por António Feliciano de Castilho, Livraria Garnier, Rio de Janeiro, 1865, p. 24).
É também mencionado no Vocabulario Portuguez e Latino de Rafael Bluteau (tomo V, p. 195) e nos sonetos de Bocage:
Profanador do Aónio santuário,Lobisomem do Pindo, orneia ou brama,Até findar no Inferno o teu fadário!
(Bocage, Obras Escolhidas, primeiro volume, p.122).
No século XIX, Alexandre Herculano escreveu assim sobre o lobisomem português: "Os lubis-homens são aqueles que têm o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chão em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pré-espojado. Esta pobre gente não faz mal a ninguém, e só anda cumprindo a sua sina, no que têm uma cenreira mui galante, porque não passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senão dando grandes assopros e assobios para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais fácil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde ele pudesse sair do sítio em que fosse pressentido. É verdade que nenhum dos que contam semelhantes histórias fez a experiência". (A. Herculano, Opúsculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, p. 176-177).
Peeira
Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam nas guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza..[2] A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.[3]
Um extenso relato sobre o lobisomem fêmea português encontra-se nas Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], p. 28-36).
Camilo Castelo Branco escreveu nos Mistérios de Lisboa: "A porta em que bateu o padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua ama, que, a acreditá-las, há cinco anos que cumpria fado, espécie de Loba-mulher, ou Lobis-homem fêmea, se os há, como nós sinceramente acreditamos." (Vol.I, Porto, 1864, p. 136).
Corredor
O corredor é a pessoa que tem que correr o fado. O corredor é um ser mutante, pode assumir a forma de lobo de cão ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazer sangue, isto é, fazê-lo sangrar. [4]
Tardo
O Tardo é uma espécie de duende, um ser mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num lobisomem se ao fim de sete anos não lhe quebrarem o fado.



Filme «O Lobisomem»

Estreou hoje e tive a oportunidade de assistir a este filme que estou certo irá satisfazer os apreciadores do género e que promete continuidade. Reuni neste registo um apontamento sobre o tema, assim como vídeos de amostra:
Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobisomem)

Título: «O Lobisomem»
Título original: «The Wolfman»
Realização: Joe JohnstonElenco: Anthony Hopkins, Benicio Del Toro, Emily Blunt e Hugo Weaving
Género: Terror
País: Reino UnidoAno: 2010

O Lobisomem (síntese do Filme):
Benicio Del Toro e Anthony Hopkins são os protagonistas deste filme de Joe Johnston que, remando totalmente contra a actual onda "vampiresca", decide dar vida e destaque a um lobisomem. O argumento conta-nos a história de Lawrence Talbot, cuja infância terminou na noite da morte da sua mãe, desgosto que o assombrou durante décadas e que piora com o regresso a casa, a pedido da noiva do seu irmão, entretanto desaparecido. Talbot descobre, então, que uma força bruta e sedenta de sangue tem vindo a matar os aldeãos. Nas ruas fala-se de uma maldição antiga, que transforma os desesperados em lobisomens aquando da Lua Cheia. Agora, de modo a parar a chacina e proteger a mulher que ele aprendeu a amar, Talbot terá de matar a maligna criatura. Para tal, poderá contar com a ajuda de Frances Aberlin, um inspector da Scotland Yard. E é neste cenário que Talbot irá descobrir, em si próprio, um lado primitivo. Saiba mais e veja o trailer de O Lobisomem.


http://www.youtube.com/watch?v=PVKyeMQcUNY

A acção decorre no ano 1891 em Talbot Hale, num castelo, algures na Inglaterra. Poderá ver ainda outras cenas deste filme no Link que se segue:
http://www.youtube.com/watch?v=VS02xaTIdRI

«Dizem que não é crime matar uma fera, mas sim um homem. Mas onde começa um e acaba o outro?»

Esta a interrogação final que este filme nos deixa.

Filme «Zorba o Grego»

De um amigo recebi esta preciosidade que nos permite rever este inesquecível filme, na forma que nos é referida de seguida:

Por isso deixo aqui também o primeiro e o último vídeo, dos 14, que no Youtebe mostram o filme completo se quiser refrescar a ideia...


Zorba el griego 01/14
http://www.youtube.com/watch?v=swePBF-92ck


Zorba el griego 14/14
http://www.youtube.com/watch?v=NVGfYpAnL5Q

Batalha em África - KRUGER National Park

Um vídeo amador chamado "Battle at Kruger", inserido em 3 de maio de 2007 no YouTube, transformou-se num dos grandes fenómenos do portal, atraindo até ao momento mais de 10 milhões de visualizações.



http://www.youtube.com/watch?v=LU8DDYz68kM


Este vídeo enviado pelo usuário Jason275 e filmado pelo turista David Budzinski mostra a batalha de um grupo de búfalos contra leões em plena savana, na reserva de Kruger, na África do Sul.

Cuide do Seu Computador


Não se esqueça de ir passando o Anti-vírus.

Aproveite os chamados «tempos mortos» em que o deixa ligado e execute este utilitário de forma regular.

Corra também o Anti-spyware de vez em quando.

Não se esqueça de desfragmentar o disco de vez em quando para optimizar o desempenho, aumentar a velocidade e re-organizar o seu conteúdo - recorra a um dos programas grátis para o efeito, dado que o sistema usual no PC é muito lento.

Se quiser desfragmentar o seu disco e não sabe como, vá ao Menú Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema, Desfragmentador de disco - o ideal é recorrer a um dos programas grátis para o efeito, dado que o sistema usual no PC é muito lento.

Crie um Ponto de Restauro periodicamente e/ou sempre antes de instalar qualquer novo programa no seu PC - esta será a melhor forma de poder vir a reverter para a situação estável em que se encontrava antes - o caminho a seguir é semelhante ao indicado para a desfragmentação - se não conseguir fazer o Restauro para uma dada data que escolheu, faça um CheckDisc (faça click em O Meu Computador/click direito em Disco C/click em Propriedades/seleccione Ferramentas/Verificar Agora/seleccione Opções de Verificação do Disco/Iniciar - receberá um aviso de que essa operação será iniciada logo após do próximo arranque do seu PC).

O Último dos Moicanos - Cena Final do Filme



http://www.youtube.com/watch?v=--Z45aw8b7c

O Último dos Moicanos - A Batalha Final



http://www.youtube.com/watch?v=pyVXBbdFo-M

Danças com Lobos

Danças com Lobos - Cenas do Filme

Danças com Lobos

Se falares com os animais, eles falarão contigo e tu virás a conhecer cada um deles. Se não falares com eles, não os chegarás a conhecer, e o que tu não conheces, tu temes.
O que cada um teme, ele destrói.

Chefe Dan George



http://www.youtube.com/watch?v=n9M-HVXenpQ

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Som do Coração


Dos melhores filmes que até hoje vimos. Poderá recolher aqui, nos próximos 3 dias:

Touradas à Corda na Ilha Terceira


Para os apreciadores, e não só, um Vídeo duplo, à boa maneira Açoriana


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ora tenha um bom fim de semana !...

À espera de 6ª feira…


aí vem ela…..

aí vem ela…..
aí vem ela…..
aí vem ela…..
aí vem ela…..




Yes, é 6ª feira
Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Poema Matemático


Um Quociente apaixonou-se Um dia Doidamente Por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável E viu-a, do Ápice à Base...

Uma Figura Ímpar; Olhos rombóides, boca trapezóide, Corpo ortogonal, seios esferóides.

Fez da sua Uma vida Paralela à dela. Até que se encontraram No Infinito.

"Quem és tu?" indagou ele.

Com ânsia radical.

"Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode chamar-me Hipotenusa."

E de falarem descobriram que eram O que, em aritmética, corresponde A alma irmãs Primos-entre-si.

E assim se amaram Ao quadrado da velocidade da luz.

Numa sexta potenciaçãoTraçando Ao sabor do momento E da paixão Rectas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.

Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas E os exegetas do Universo Finito.

Romperam convenções newtonianase pitagóricas. E, enfim, resolveram casar-se. Constituir um lar. Mais que um lar. Uma Perpendicular.

Convidaram para padrinhos O Poliedro e a Bissectriz. E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro Sonhando com uma felicidadeI ntegral E diferencial.

E casaram-se e tiveram uma secante e três cones Muito engraçadinhos. E foram felizes Até àquele dia Em que tudo, afinal, se torna monotonia.

Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum...Frequentador de Círculos Concêntricos.Viciosos.

Ofereceu-lhe, a ela, Uma Grandeza Absoluta, E reduziu-a a um Denominador Comum.

Ele, Quociente, percebeu Que com ela não formava mais Um Todo. Uma Unidade.

Era o Triângulo, chamado amoroso. E desse problema ela era a fracção Mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade.

E tudo que era espúrio passou a ser Moralidade Como aliás, em qualquerSociedade.


«Fé» - Padre marcelo Rossi

Você sabe o que é a «Fé» ?




http://www.youtube.com/watch?v=3bCOpWm2pZA

«A Montanha» - Padre Marcelo Rossi

A Montanha



http://www.youtube.com/watch?v=kAfc1bxohfU

«Quando eu quero falar com Deus» - Padre Marcelo Rossi

Você duvida da Fé das pessoas? Então veja e oiça este público entusiasta...



http://www.youtube.com/watch?v=DodXDVmoRrQ

«Tudo é do Pai» - Padre Marcelo Rossi



http://www.youtube.com/watch?v=oCX8i06DlPs

Momentos de Crise...
























«Em momentos de crise só a imaginação é mais importante do que o conhecimento»

Albert Einstein


Ocorreu um acidente de trânsito, entre dois carros que bateram de frente.

Um deles era conduzido por um homem e o outro por uma mulher. Ficaram completamente destruidos, mas, surpreendentemente os seus ocupantes nada sofreram. Sairam completamente ilesos.

Depois de sairem dos respectivos automóveis, o homem preparava-se para agredir verbalmente a mulher mas esta rapidamente diz:

- Interessante, você um homem e eu uma mulher, com os carros totalmente destruidos, mas estamos sem nenhum arranhão. Isto deve ser um sinal de Deus. Nós realmente precisávamos de marcar um encontro. Estava destinado que nos deveriamos conhecer e ficar a viver em paz, como grandes amigos, até ao fim dos nossos dias.

- Concordo! disse o homem. Isto com certeza é um sinal de Deus.

- Repare noutro milagre, disse a mulher: O meu carro está completamente destruído, mas esta garrafa de vinho não se quebrou. Está claro que o destino quer que a bebamos para celebrar a nossa vida, que foi salva milagrosamente neste acidente. Vamos celebrar!

Então a mulher passa a garrafa para o homem. Ele concorda sem titubear e vira o gargalo na boca, bebe metade da garrafa e devolve-a à mulher. Ela volta a colocar a rolha na garrafa, sem beber nenhum gole.

Sem perceber o que se estava a passar, o homem pergunta:

- Não vai beber a sua metade para comemorar? A mulher responde:

- Agora não. Vou esperar pela polícia primeiro...

Conclusão: NUNCA SUBESTIME UMA MULHER........

Morrer de Amor...


André Rieu - Trechos de Ópera em Cortona (Toscânia - Itália)

Andre Rieu regendo trechos de Rigoletto, Traviata, Carmen, Aida e outros mais ... com a paricipação do público de forma acalorada.



http://www.youtube.com/watch?v=PG8quu2sQ2Y

Novo «artista»...

Atenção que, de vez em quando aparece um «artista» desta «espécie»...quando menos se espera...


Mecânico júnior...


Quem é o Português mais rico?


Três lisboetas armados em ricos perante um alentejano, dizem:

1º. lisboeta: - Eu tenho muito dinheiro... Vou comprar o banco BPI!

2º. lisboeta: - Eu sou muito rico... Eu vou comprar a fábrica Fiat Automóveis!

3º. lisboeta: - Eu sou um magnata... Vou comprar todos os> supermercados Continente!

E os três ficam esperando o que o alentejano vai falar.


O alentejano dá uma baforada no cigarro, engole a saliva... faz uma pausa... e diz:

- Na, na vendo...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mãe sofre !....
















Como é que esta Mãe vai explicar a «regra da proporcionalidade inversa»?







Um menino vê um burro excitado, e grita para a mãe:
- Mamã, se a pila do burro é assim... Imagino a do papá, que é licenciado!

Novo Livro do Sr. Padre Mário de OLiveira

De um amigo recebemos este informação/convite, que achamos deverá ser dado destaque.



Quando você pensa em desistir, pense neste homem...


Qual é o Joãozinho ?


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Acha que a Sociedade é injusta consigo?


Se a sua sociedade é injusta consigo, que tal a dela?

Você acha que está mal de transportes?


Se você reclama sobre o seu sistema de transporte, que tal eles?

O Profeta Extraterrestre de Arganil


Você sabia que é filho de um extraterrestre? Não?! Ora veja, com o comprovativo do «Arcanjo Miguel»:


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Novos Estádios no Brasil

Estádio: Cidade da Copa, Recife
Arquiteto responsável pelo projeto: não divulgado pelo Governo de Pernambuco
Características do projeto: prevê a construção de um estádio com capacidade para 46.154 lugares, um conjunto habitacional, um centro comercial e hotel.
Valor estimado do estádio com infra-estrutura: R$ 1,6 bilhão



Estádio: Arena da Baixada, Curitiba
Escritório responsável pelo projeto: Vigliecca Associados
Características do projeto: considerado o estádio mais moderno do Brasil atualmente, a arena receberá poucas modificações para a Copa de 2014. Entre elas, o aumento da capacidade de 21 mil para 41 mil torcedores, alterações na cobertura, melhoria da iluminação, eliminação de pontos cegos e dos fossos e a abertura de novas saídas, nas esquinas do estádio.
Valor estimado da obra: R$ 140 milhões



Estádio: Otávio Mangabeira (Fonte Nova), Salvador
Arquitetos responsáveis pelo projeto: Marc Duwe e Claas Schulitz (Schulitz+Partner Architekten)
Características do projeto: por conta das más condições do edifício, praticamente todo o estádio será reformado, desde a reformulação das arquibancadas, a instalação de cobertura e a adequação dos espaços para imprensa e áreas vip até a restauração das instalações hidráulicas e elétricas. O projeto só vai manter a forma de ferradura do estádio, com a abertura que dá para o lado sul, para o dique do Tororó.
Valor estimado da obra: R$ 231 milhões


Estádio: Arena das Dunas, Natal
Escritórios responsáveis pelo projeto: escritório brasileiro Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos em parceria com o escritório inglês Populus
Características do projeto: para dar lugar ao novo estádio, o atual Machadão e o Centro Administrativo serão demolidos. O projeto da Arena das Dunas prevê a completa reurbanização do local, com a implantação do novo estádio para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping, além dos novos Centros Administrativos do Estado e do município.
Valor estimado da obra: R$ 300 milhões



Estádio: Governador Magalhães Pinto (Mineirão), Belo Horizonte
Escritórios responsáveis pelo projeto: Gerkan Marg & Partner (GMP) e Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Características do projeto: o estádio será transformado em um complexo cultural, esportivo e de lazer. No interior do estádio, as maiores intervenções serão o rebaixamento do gramado em 3,5 metros , a construção de camarotes e de uma cobertura feita de metal e membranas de policarbonato para a arquibancada. O projeto ainda prevê pavimentos subterrâneos com espaço para shoppings, centros comerciais, área de eventos, equipamentos culturais, hotéis e estacionamentos.
Valor estimado da obra: não divulgado



Estádio: Governador José Fragelli (Verdão), Cuiabá (MT)
Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos
Características do projeto: as principais intervenções serão a criação de um grande parque ao redor do estádio, a diminuição da capacidade para 48 mil torcedores e a construção de uma área com camarotes, tribuna de honra e gabinetes de imprensa.
Valor estimado da obra: R$ 350 milhões



Estádio: Jornalista Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro
Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos
Características do projeto: para a Copa do Mundo de 2014 será construída uma nova cobertura no estádio, um prédio para estacionamento com cerca de 3.500 vagas e outras intervenções para melhorar a visibilidade nas arquibancadas. Além disso, o projeto pode ir além da reforma do estádio, incluindo a requalificação da Quinta da Boa Vista, do Museu de São Cristóvão e a reurbanização dos bairros Maracanã e Tijuca.
Valor estimado da obra: R$ 460 milhões


Estádio: Mané Garrincha, Brasília
Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos
Características do projeto: o estádio Mané Garrincha deixará de ser olímpico para se tornar uma arena multiuso. Apenas a fachada e a arquibancada superior originais serão mantidas. O novo projeto prevê uma cobertura de tensoestrutura sobre as arquibancadas, estacionamentos e áreas de apoio, vestiários, central médica, lojas e outros empreendimentos. A capacidade será de 60 mil lugares aos torcedores e 10 mil à imprensa, personalidades, staff e convidados.
Valor estimado da obra: R$ 522 milhões


Estádio: Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio), Porto Alegre
Arquitetos responsáveis pelo projeto: Fernando Balvedi, Gabriel Garcia e Maurício Santos da Hype Studio
Características do projeto: com a reforma já iniciada, o projeto procura aproveitar ao máximo a estrutura já existente do estádio. Entre as poucas intervenções, estão a cobertura do complexo, a reforma e ampliação da arquibancada inferior, construção de camarotes e reformulação interna (administração, tribuna principal, restaurantes etc). A capacidade será aumentada de 56 mil para 60 mil lugares.
Valor estimado da obra: R$ 150 milhões



Estádio: Governador Plácido Castelo (Castelão), Fortaleza
Escritório responsável pelo projeto: não divulgado pelo Governo do Ceará
Características do projeto: as principais obras previstas para o estádio são a cobertura de todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e aproximação da arquibancada inferior, em 20 metros , em relação ao campo. Por isso, a capacidade do estádio diminuirá de 58,3 mil para 50 mil torcedores. Além disso, o projeto prevê uma nova área com shopping, cinemas, restaurantes e hotel. Os detalhes do projeto serão divulgados após o término da licitação da obra.
Valor estimado da obra: R$ 300 milhões


Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo
Arquiteto responsável pelo projeto: Ruy Ohtake
Características do projeto: o novo estádio do São Paulo Futebol Clube será reformado e receberá um novo centro de imprensa, uma redação para jornalistas, novas salas VIP e vestiários. Na parte externa, será construída uma cobertura sob as arquibancadas nas cores branco e vermelho. A capacidade será reduzida de 75 mil para 62 mil lugares para atender aos padrões da FIFA. O projeto ainda prevê um edifício-garagem para 4.800 carros.
Valor estimado da obra: inicialmente em R$ 180 milhões, mas pode haver alteração


Estádio: Vivaldo Lima (Vivaldão), Manaus
Escritório responsável pelo projeto: o alemão Gerkan Marg und Partner (GMP)
Características do projeto: o atual estádio será demolido para dar lugar à nova arena do Vivaldão. O projeto prevê um teto retrátil e a cobertura será feita de forma a simular um cesto de palha e as escamas de répteis para lembrar a fauna amazônica.
Valor estimado da obra: R$ 500 milhões