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A Refer acabou de consignar a segunda fase das obras da variante de Alcácer de Sal para dar continuidade ao projecto de melhoria dos acessos ferroviários até ao Porto de Sines.
A Refer procedeu à consignação dos trabalhos da empreitada designada por "Variante de Alcácer (2ª Fase) – Via-Férrea e Instalações Fixas de Tracção Eléctrica", adjudicados ao consórcio Somafel/Ferrovias/Fergrupo por cerca de 19 milhões euros e um prazo de execução de nove meses.
"Esta importante melhoria de acessibilidades ferroviárias ao porto de Sines permitirá a prática de velocidades de circulação de 200 quilómetros por hora para comboios convencionais e de 220 quilómetros por hora para comboios basculantes", segundo recorda Lídia Sequeira, administradora do Porto de Sines, sendo uma das acções prioritárias para a Rede Ferroviária Nacional inscrita nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário.
A Refer procedeu à consignação dos trabalhos da empreitada designada por "Variante de Alcácer (2ª Fase) – Via-Férrea e Instalações Fixas de Tracção Eléctrica", adjudicados ao consórcio Somafel/Ferrovias/Fergrupo por cerca de 19 milhões euros e um prazo de execução de nove meses.
"Esta importante melhoria de acessibilidades ferroviárias ao porto de Sines permitirá a prática de velocidades de circulação de 200 quilómetros por hora para comboios convencionais e de 220 quilómetros por hora para comboios basculantes", segundo recorda Lídia Sequeira, administradora do Porto de Sines, sendo uma das acções prioritárias para a Rede Ferroviária Nacional inscrita nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário.
No Itinerário de mercadorias Sines – Elvas ( recorde-se que se trata do Projecto Prioritário nº 16 da Rede Transeuropeia de Transporte Ferroviário), "esta obra contribuirá para o reforço da competitividade do porto de Sines e da sua articulação com a rede de plataformas logísticas do Poceirão e de Elvas, com os portos de Setúbal e Lisboa, com a ligação de Alta Velocidade Lisboa/Madrid", referiu ainda Lídia Sequeira.
A interoperabilidade da Rede Ferroviária Nacional com as redes europeias de transporte de mercadorias, aspecto fundamental para a afirmação do porto de Sines no mercado ibérico, surge neste projecto como outra das grandes vantagens da aposta nesta nova linha férrea.
A interoperabilidade da Rede Ferroviária Nacional com as redes europeias de transporte de mercadorias, aspecto fundamental para a afirmação do porto de Sines no mercado ibérico, surge neste projecto como outra das grandes vantagens da aposta nesta nova linha férrea.
A variante de Alcácer do Sal, entre a Estação do Pinheiro e o designado quilómetro 94 da Linha do Sul, deverá ficar pronta em Agosto de 2010, segundo as estimativas do próprio Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O projecto, que significa um investimento de cerca de 150 milhões de euros, irá criar uma variante com 29 quilómetros de extensão que está inserida no plano de requalificação da linha ferroviária entre Sines e Elvas.
(in «diário do Sul»)
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