Dizem que isto está a acontecer já em Portugal.
Tenha cuidado e não responda a perguntas "aparentemente" certas.
Estará mais bem preparado para se proteger se estiver a par deste novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone.
Os «patifes» estão a cada dia mais criativos!
É assim:
Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
- «Estou a falar-lhe do Departamento de Segurança da VISA (ou outra, por exemplo).
O meu nome é Fulano e meu número de identificação funcional é 12460. O Senhor comprou (qualquer coisa estranha como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de 497,99 Euros a uma empresa sediada no Arizona, USA?»
É claro que você responde que não, ao que ele lhe dirá:
- «Provavelmente o seu cartão foi clonado e estamos a ligar-lhe para verificar. Isto confirmado, será emitido um crédito ao seu favor».
Este tipo de transacção está a acontecer com despesas que variam de 297 Euros até 499 Euros, justamente por ser abaixo do valor de 500 Euros, que acciona a maioria dos alertas.
A conversa segue:
- «Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados. O seu endereço é tal…?» (Isto pode ser retirado facilmente das listas telefónicas via Internet).
Ao responder que sim, o «patife» continua:
- «Qualquer questão que o senhor tenha, deverá ligar o número 0-800 que se encontra na parte de trás de seu cartão e pedir para falar ao Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo» (o bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos) e pede:
Tenha cuidado e não responda a perguntas "aparentemente" certas.
Estará mais bem preparado para se proteger se estiver a par deste novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone.
Os «patifes» estão a cada dia mais criativos!
É assim:
Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
- «Estou a falar-lhe do Departamento de Segurança da VISA (ou outra, por exemplo).
O meu nome é Fulano e meu número de identificação funcional é 12460. O Senhor comprou (qualquer coisa estranha como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de 497,99 Euros a uma empresa sediada no Arizona, USA?»
É claro que você responde que não, ao que ele lhe dirá:
- «Provavelmente o seu cartão foi clonado e estamos a ligar-lhe para verificar. Isto confirmado, será emitido um crédito ao seu favor».
Este tipo de transacção está a acontecer com despesas que variam de 297 Euros até 499 Euros, justamente por ser abaixo do valor de 500 Euros, que acciona a maioria dos alertas.
A conversa segue:
- «Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados. O seu endereço é tal…?» (Isto pode ser retirado facilmente das listas telefónicas via Internet).
Ao responder que sim, o «patife» continua:
- «Qualquer questão que o senhor tenha, deverá ligar o número 0-800 que se encontra na parte de trás de seu cartão e pedir para falar ao Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo» (o bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos) e pede:
«O senhor poderia lê-lo para confirmar?»
Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz, então:
- "Desculpe, mas temos que verificar que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue no seu cartão e leia o seu número".
Feito isto, ele continua:
- «Correcto. Agora vire o seu cartão e leia por favor os 3 últimos algarismos» (ou 4, dependendo do cartão).
Estes são os Números de Segurança (Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para provar que é efectivamente titular do o cartão!
Depois de você lhe dizer os referidos números:
- «Correcto! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido, nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. O senhor tem mais alguma outra pergunta?»
Depois que você diz que não, o «patife» agradece e desliga. Provavelmente, em menos de 10 minutos uma compra será debitada no seu cartão, e muitas outras depois, caso você não perceba a fraude até à chegada do seu extracto bancário.
Como proteger-se desta acção criminal?
É quase inútil fazer denúncias à Polícia. Até nos Estados Unidos é difícil encontrar essas ligações.
Você pode dizer para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo que você desligue este tipo de ligação, é claro que a melhor maneira de se precaver é estar alerta e comunicar a todos a existência deste golpe.
Assim, dê conhecimento disto a todos seus amigos. Mantendo-nos informados, poderemos proteger-nos mutuamente!
Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz, então:
- "Desculpe, mas temos que verificar que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue no seu cartão e leia o seu número".
Feito isto, ele continua:
- «Correcto. Agora vire o seu cartão e leia por favor os 3 últimos algarismos» (ou 4, dependendo do cartão).
Estes são os Números de Segurança (Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para provar que é efectivamente titular do o cartão!
Depois de você lhe dizer os referidos números:
- «Correcto! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido, nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. O senhor tem mais alguma outra pergunta?»
Depois que você diz que não, o «patife» agradece e desliga. Provavelmente, em menos de 10 minutos uma compra será debitada no seu cartão, e muitas outras depois, caso você não perceba a fraude até à chegada do seu extracto bancário.
Como proteger-se desta acção criminal?
É quase inútil fazer denúncias à Polícia. Até nos Estados Unidos é difícil encontrar essas ligações.
Você pode dizer para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo que você desligue este tipo de ligação, é claro que a melhor maneira de se precaver é estar alerta e comunicar a todos a existência deste golpe.
Assim, dê conhecimento disto a todos seus amigos. Mantendo-nos informados, poderemos proteger-nos mutuamente!
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