![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXNWNbFFJozOdqU-hYSfUD3d6FmcnpEIIQZXoojzZl6jLhDbAsilEFQIjMf07yki_jBc5tVQBUHW1G6yT5VAs8DjkUGFMt8jtfAbnUkRGFiqh9emGLUxcFVcoJs219EhNjvKe4r1LBXnA/s320/viola-campanica.jpg)
FRANCISCO ANTÓNIO É UMA FIGURA INCONTORNÁVEL NA HISTÓRIA DA VIOLA CAMPANIÇA.
O NOSSO BLOGUE PRESTIGIA A SUA MEMÓRIA E A SUA ARTE QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDA.
FRANCISCO ANTÓNIO, AQUI COM MESTRE MANUEL BENTO E PERPÉTUA MARIA
Faleceu ontem de madrugada, Francisco António, Mestre de Viola Campaniça, residente na Estação de Ourique. O tocador foi um dos grandes responsáveis pela salvaguarda e divulgação da Viola Campaniça, quando, no âmbito da actividade da Cortiçol – Cooperativa de informação de Castro Verde,.
Integrou o trio Manuel Bento, Francisco António e Perpétua Maria, trio este que gravou em 1991, na Basílica Real de Castro Verde, um memorável disco que marcou para sempre a história da música na tradição.
Francisco António, enquanto a saúde lhe permitiu, partilhou connosco num saber profundo, a mestria do dedilhar da Campaniça e das modas que lhe estão associadas, tendo sido o grande mestre na aprendizagem do jovem Pedro Mestre.
Muito Obrigada pela homenagem ao meu querido avô!
ResponderEliminarBem Haja
Não conheci o Mestre Francisco Antonio, mas tenho a felicidade de conhecer a sua neta Sofia há muitos anos. Se a veia artistica da Sofia vem deste Senhor, então o titulo de MESTRE cabe-lhe na perfeição, pois a ela fica-lhe como uma blusa de alta costura.
ResponderEliminarPerde-se uma Luz por cá e ganha-se mais uma Estrela que continuará a brilhar no firmamento.
Sofia e Gonçalo: pena é que as nossas «homenagens» (falo por mim), normalmente só as façamos «tarde demais» (como costumo dizer).
ResponderEliminarQue a «veia artística» da Sofia possa então vir a dar continuidade à obra do seu estimado Avô, são os meus mais sinceros votos.
Obrigado